Sessão Petrobras lota o Palace

Hermila Guedes e Irandhir Santo nos papéis principais

Hermila Guedes e Irandhir Santo nos papéis principais

A fila começou no hall do cinema, virou a Rua Batista de Oliveira e alcançou boa parte do Calçadão da Rua Halfeld. Quem conhece Juiz de Fora sabe a representatividade do trajeto e o resultado da espera: cinema lotado para acompanhar a estreia do longa-metragem A Luneta do Tempo, dirigido pelo músico Alceu Valença.

O filme, que é a estreia do compositor no cinema, faz uma releitura da clássica história de Lampião e Maria Bonita no agreste pernambucano. Misturando artes circenses e muito cordel – também escritos por Alceu -, cria personagens fictícios para contar uma história de amor e muitas aventuras.

A estreia marca o patrocínio da Petrobras e do Governo de Minas Gerais concedido ao Festival através de um edital que analisou projetos nas linhas de festivais, circulação nacional e programação de equipamentos culturais. O Primeiro Plano foi um dos 35 selecionados pela comissão.

Minas Gerais foi o primeiro estado escolhido para uma seleção regional. Joziane Vieira, Assessora de Projetos Culturais da Petrobras, veio até a cidade para prestigiar a sessão. Ela justifica a escolha do estado: “Minas sempre apresentou uma produção cultural muito rica e nada mais justo que essa seleção começasse por aqui”.

De acordo com ela, desde a seleção o Primeiro Plano já se destacou pela qualidade da produção, o que foi confirmado quando chegou aqui e pôde acompanhar as mostras Regional e Mercocidades. “É importante dar oportunidade e incentivo para a nova geração do cinema, principalmente a produção realizada no interior do país”. Ela também destacou a importância da formação de público em uma cidade com tantas turmas de ensino superior como Juiz de Fora. “Fiquei admirada com a produção local apresentada na sessão de curtas de Juiz de Fora e região e isso confirma a nossa escolha”, acrescentou Joziane.

Esta é a terceira de cinco estreia de longas-metragens agendadas para esta edição do Festival. A sessão de 21h de amanhã exibe “Amor, Plástico e Barulho”, de Renata Pinheiro. Na sexta-feira é a vez do chileno “A Visita (La Visita)”, de Mauricio López Fernández.

O Primeiro Plano – Festival de Juiz de Fora e Mercocidades é uma realização do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais, que segue até o próximo sábado, dia 31 de outubro. A entrada para todas as sessões é gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Cinearte Palace.