Júri

Júri Mercocidades

Daniela Vega

É atriz de cinema e teatro, e cantora. Tem desempenhado sua carreira principalmente na música e na atuação, protagonizando peças teatrais, videoclipes e filmes (longas e curta metragens). A artista é a primeira mulher transsexuais chilena a protagonizar tantas peças teatrais e trabalhos audiovisuais, especialmente o filme premiado “La visita”, pelo qual foi premiada como melhor atriz no festival de cinema de Marsella, França.

Rosângela Rocha

Fez parte do Júri Internacional Avanca Fest Film 2015, do Júri da seleção de curtas do FAM Festival Audiovisual do Mercosul – Julho 2013, foi diretora executiva do Curta-SE 2001 – 2015, secretária executiva do Fórum dos Festivais – 2009-2013, do conselho Fiscal 2014/2015, coordenadora do NPD Orlando Vieira – 2013-2014 e curadora da mostra de curtas premiados do Curta-Se em Avanca e Montpellier – Portugal e França (2010-2015 ).

Tatiane Enzweiler

É formada em cinema pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (RS), participou da equipe das séries “Animal” (GNT) e “Oxigênio” (RBS), além de ter atuado em mais de 25 curtas-metragens. Recebeu o prêmio de melhor direção por seu curta-metragem “Servido com Candura” no Festival Primeiro Plano de 2014. Atualmente, atua como produtora executiva.

Júri Incentivo Primeiro Plano

Otávio Campos

É graduado em Letras e mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Realiza uma pesquisa acerca dos novos meios de produção e difusão do texto poético. Possui publicações em livros, vídeos e revistas no Brasil e em Portugal. Colaborou na direção e produção do filme Marx pode sair, premiado no Festival Primeiro Plano e este ano apresenta o bicho que come dentro da gente, realizado com recursos do prêmio Incentivo Primeiro Plano 7.

Henrique Kopke

Cineasta de Animação graduado pela Escola de Belas-Artes da UFMG. Mestre em Artes no IAD da UFJF. Professor universitário da gradução de Cinema e Audiovisual IAD/UFJF pela CAPES.​ Ministrou oficinas de curta-duração na Mostra de Tiradentes, Mostra CineBH e Mostra CineOP. Vencedor do Prêmio de Melhor Filme do ano no Festival do Minuto (2009). Vencedor do Prêmio de Melhor Animação Web pelo Júri Popular no Anima Mundi (2010).É​ o idealizador da 1a Mostra Nacional de GIF e está produzindo um curta-metragem em animação sobre o poeta juizforano Murilo Mendes.”

Letícia Bertagna

É artista e pesquisadora. Mestre em Poéticas Visuais pela UFRGS e professora do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Possui uma investigação poética que se constrói na relação entre o cotidiano, os modos de viver na contemporaneidade e as possibilidades de construção de imagens e narrativas em diferentes linguagens.

Júri Mostra Regional

Cristiano Sidoti

Em 1997, começou dedicar-se ao desenho e à fotografia e em 2000 fez estágio no Instituto Lina Bo e P.M. Bardi. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos em 2001, começou a trabalhar com pintura e vídeo a partir de 2003. No cinema fez direção de arte em dois curtas: O Homem da Mata, 16mm, 2005 e Poeta Urbano, 35mm, 2010, ambos do diretor Antonio Carrilho. De 2011 a 2012 trabalhou no Teat(r)o Oficina em São Paulo na área do vídeo e da música, sob direção de José Celso Martinez Corrêa atuou nos espetáculos Macumba Antropófaga e Acordes. Em 2014 por meio do “Prêmio Estímulo de Curta-Metragem do Estado de São Paulo” realiza seu primeiro filme, o documentário Nau Insensata.

Luciano de Azevedo

Trabalha com cinema e televisão desde de 2007, atua nas áreas de Direção de fotografia, edição e pós produção na Oldman Filmes.

Susana Costa Amaral

É pesquisadora e artista visual. Formada em Comunicação Social pela Escola de Comunicação da UFRJ, atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena. Ganhou o prêmio de melhor vídeo-cenografia no 27° FITUB pela peça “Cavalos e Baias”, em colaboração com a Realizadora Miúda. Roteirizou, dirigiu e montou o curta-metragem “Uma Noite e Meia”, seu filme de conclusão na faculdade.

Júri Jovem

Lucas Gonçalves

É natural de Visconde do Rio Branco (MG) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Juiz de Fora. Militante LGBTI, amante da construção fílmica e bolsista de Iniciação Científica no projeto “Formação do Pensamento Cinematográfico: o cineclubismo como forma de atuação no âmbito da Educomunicação” coordenado pela professora e doutora Erika Savernini.

Noah Mancini

Juizforano, estudante de Artes e Design na UFJF. Ator, começou a fazer teatro quando criança, participando da Cia. de Atores da Academia. Do trabalho coletivo e individual com o audiovisual, já fez curtas como “Bicha, Ladrão & Maconheiro” e “Parle 03”. Aficcionado em cinema pois vê nele uma grande extensão do ser.

Vanessa Oliveira

Nascida em Petrópolis no Rio de Janeiro, vim em 2013 fazer publicidade no CES/JF com intuito de estudar melhor a fotografia na comunicação. Com formação em design e desde pequena me interessando em “fazer arte”, foi na faculdade que o cinema me fisgou. Com o vídeo “O Passageiro Só” ganhei meu primeiro prêmio no festival Meio Minuto, idealizado pela faculdade, na categoria vídeo de ficção.