Programação Semana do Audiovisual
- 29 de abril de 2019
- 0 comments
- primeiroplano
- Postado em BlogSem categoria
Os nomes convidados para a participação da Semana do Audiovisual Primeiro Plano têm ampla experiência nos setores que envolvem as produções cinematográficas. Entre eles, Beth Formaggini, Pedro Riguetti, Fidelya Fraga, Monica Solon,Laura Barile, Dani Reule e Gustavo Moraes. No fim desta publicação, disponibilizamos breve descrição sobre cada um deles. A semana acontece na Escola de Artes Pró-Música (Avenida Barão do Rio Branco 3.372, antiga Casa de Cultura da UFJF).
Entre os destaques da Semana, estão encontros com profissionais do cinema que abordarão temas como construções de diálogos e roteiros para curtas e longas e debates sobre a situação do mercado audiovisual brasileiro.
Conheça a programação:
07/05 – Terça-feira
18h – Abertura
18h30 – Pitching dos projetos selecionados para os Laboratórios
20h – Masterclass com Roberto Moreira
08/05 – Quarta-feira
09h-12h – Laboratório de Curtas
09h-12h – Laboratório de Argumentos
14h – Questões Éticas e Estéticas no Documentário – Beth Formaggini
16h – Estrutura de Roteiro para Longas de Ficção – Pedro Riguetti
18h – O Diálogo no Roteiro – Fidelys Fraga
09/05 – Quinta-feira
09h-12h – Laboratório de Curtas
09h-12h – Laboratório de Argumentos
14h – Série – Construção e Roteiro – Monica Solon
16h – Conversa com roteirista – Laura Barile
10/05 – Sexta-feira
09h-12h – Laboratório de Curtas
09h-12h – Laboratório de Argumentos
14h – Série – Séries: um olhar sobre a linguagem e a estrutura e os aspectos de um mercado em evolução – Dani Reule
16h– Roteiro e mercado audiovisual – Gustavo Moraes
11/05 – Sábado
14h – Pitching final dos laboratórios
17h – Premiação
O Laboratório de Curtas Luzes da Cidade será ministrado pelo professor universitário Nilson Alvarenga, que leciona na Faculdade de Comunicação da UFJF disciplinas e projetos relacionados ao cinema e à produção audiovisual. E por Gabriela Liuzzi Dalmasso, especialista em roteiro cinematográfico, sócia da Aiuru Filmes e diretora do Festival de Roteiro Cinematográfico ROTA.
Já o laboratório de argumentos terá à frente o diretor e roteirista Allan Ribeiro, premiado nos festivais de Brasília, Tiradentes e APCA pelos longas “Mais do que possa me conhecer” (2015) e “Esse amor me consome” (2012), além de uma série de trabalhos relevantes no mercado, como a série “Noturnas”, com 46 episódios, exibidos pelo Canal Brasil.
Ao lado dele, estará Lívia Perez, diretora do premiado curta-metragem “Quem Matou Eloá?” e “Lampião da Esquina” (2016), filme que recebeu menção honrosa no 24º MIX Brasil.
Investimento
Para toda a Semana do Audiovisual Primeiro Plano, que inclui painéis temáticos e mesas de debates, o investimento é de R$ 70. As inscrições para os Laboratórios já se encerraram.
A inscrição para a Semana poderá ser feita online ou no dia da abertura do evento. Para se inscrever online, preencha o formulário abaixo e envie para lab@luzesdacidade.art.br junto com o comprovante do pagamento da taxa de inscrição:
Formulário Semana do Audiovisual Primeiro Plano
A taxa de inscrição pode ser paga pelo Mercado Pago clicando no botão abaixo:
Ou por depósito:
Insensatez Audiovisual Ltda. – ME
CNPJ: 18.418.408/0001-43
Banco do Brasil
Agência: 3114-3
Conta corrente: 16.307-4
A inscrição e o pagamento da taxa poderão ainda ser realizados presencialmente no dia da abertura do evento, 07 de maio.
Profissionais convidados para os painéis e as mesas temáticas
Beth Formaggini
Documentarista, pesquisadora e produtora audiovisual. Dirigiu os filmes Pastor Claudio(2017); Uma família Ilustre (2015); Xingu, Cariri, Caruaru,Carioca (2015);Angeli 24h (2010); Cidades invisíveis (2009); Coutinho.doc –Apto 608 (2009); Memória para uso diário (2007), Nobreza popular (2003); Vidade criança (1998); Pontos de vista (1995); codirigiuTouchepas à mon pote(1987); Walter.doc – O tempo é sempre presente (2000) e Nós somos um poema (2008).
Pedro Riguetti
Roteirista da TV Globo (Sob Pressão – Terceira Temporada), professor de roteiro e scriptdoctoring. Criador do site O Roteirista Insone, sobre técnicas e teorias de roteiro com um grande fluxo de leitores por mês.
Fidelys Fraga
Profissional com mais de 20 anos de experiência em audiovisual, teatro e circo. Começou a carreira como ator, passando a atuar em seguida como dramaturgo e diretor, quando participou do movimento Nova Dramaturgia Brasileira. Após 8 anos trabalhando com circo na Europa, retornou ao Brasil e formou-se na Escola de Cinema Darcy Ribeiro em 2013. Vem desde então se dedicando a carreira de roteirista. Escreveu os curtas “A Lança e o Dragão” e “El CuentodelHijoMuerto”, que também dirigiu. Escreveu ao lado de Bosco Brasil e Diego Molina o longa”Deep Forest” – Olhar Imaginário Produções pelo PROAC-SP. Atualmente trabalha para a Polofilme Imagética escrevendo as séries para TV “Roda de Choro” e “Litoral Central”. Foi contemplato também pelo Edital da Caixa Cultural e em novembro ministrará oficina de roteiro em Curitiba. Cursou as oficinas de cinema Varilux ministrada pelos professores do Conservatório de Paris; Taller de Realización na Escola Internacional de Cinema e TV de Cuba; projeto Puentes com José Sanches Sinisterra; Séries para TV com David França Mendes e oficina de Autores da Cesgranrio, entre outras.
Monica Solon
Monica Soloné roteirista e escritora. Leciona o Roteiro Adaptado na Escola de Cinema DarcyRibeiro e em cursos livres. Fez mestrado em Creative& CriticalWriting com especialização emescrita, análise e desenvolvimento de roteiro na Inglaterra. Finalista do 1º Programa deRoteiristas da Globosat com a série Perigos Invisíveis e do SESC Argumenta, com o longa PlacarFinal. É co-roteirista na adaptação A Girl MadeofDust e participou da sala de roteiristas dasérie Baile de Máscaras (Produtora Giros). Está trabalhando nas séries Seeing in theDarkness,Fordlandia e Youngsters, com a produtora TalentsContent (EUA).
Laura Barile
Formada em Jornalismo pela PUC-SP e Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema, integrou a equipe de roteiristas de “GabyEstrella”, indicada ao Emmy KidsAwards 2014. Desde então, esteve em Núcleos Criativos e Laboratórios de Desenvolvimento contemplados pela Ancine, com foco em séries infantis. Criou e coordenou o desenvolvimento da série de drama “Mostra tua cara” e coordenou a equipe de roteiristas da série infantil “Árvore dos Araújos”, para as TVs públicas do país. Escreveu os roteiros dos longa-metragens “A vida no céu”, adaptação do romance de José Eduardo Agualusa para animação, e “Só não posso dizer o nome”, adaptação da novela gráfica “No abuses de este libro” junto ao diretor Helvécio Ratton.
Dani Reule
Roteirista, membro da ABRA, jornalista, atriz e mestre em Comunicação e Informação, certificada pelo Professional Program in Writing for Television da UCLA School of Theater, Film andTelevision. Foi roteirista-colaboradora do autor Marcílio Moraes na série ‘Pigmaleão do Brejo’ (Record), roteirista da série ‘Baile de Máscaras’ (da produtora Giros para a TV Brasil) e do longa ‘Na Batalha’ (Raccord Produções; finalista do FRAPA 2017). Teve curtas de sua autoria apresentados em festivais e é criadora e roteirista da série de drama ‘Passional’ (em desenvolvimento) e da sitcom ‘Uma vida de Zenilde’ (Tambellini Filmes).
É professora no curso regular de roteiro da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no curso de pós-graduação em Roteiro da FACHA – Faculdades Integradas Hélio Alonso, do curso livre da AIC – Academia Internacional de Cinema/RJ e de Narrativa para Games do Instituto Infnet. Foi professora dos cursos de Cinema, Produção Audiovisual e Jornalismo da Universidade Estácio de Sá, além de palestrante e consultora do Laboratório de Desenvolvimento de Argumentos de longas-metragens do ROTA II – Festival de Roteiro Audiovisual do Rio (2018). Foi ainda selecionada a participar dos Seminários ‘Story’ e ‘Genre’, com Robert McKee.
Gustavo Moraes
Mestre pela Columbia University nas áreas de produção e direção, Moraes trabalhou na FortissimoFilms na Holanda onde teve a oportunidade de participar do Rotterdam Cinemartavaliando pitchings de projetos selecionados. Participou ainda como criador de projetos no BingerFilmLab (Holanda), BerlinaleTalent (Alemanha), ProduireauSud-Festival 3Continents (França) e do Laboratório SESC de Roteiros. Moraes foi professor da Escola deCinema Darcy Ribeiro por sete anos e atualmente é consultor de projetos na Escola deSéures e leciona na Pós-Graduação em Roteiros na Faculdades Integradas Hélio Alonso(FACHA). Dentre seus últimos trabalhos no audiovisual destacam-se a consultoria de roteiropara o filme Paraíso Perdido de Monique Gardenberg, a escrita da série dramáticatelevisiva Baile de Máscaras, dirigido por Flavio Tambellini e a co-autoria do roteiro do documentário Moda sem Medida de Vanessa A. Souza para o Fashion TV.
Comments are closed.