O Festival

O Primeiro Plano 2012 – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades é uma realização do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais, que comemora dez anos em 2012 e acontecerá de 26 de novembro a 01 de dezembro, em Juiz de Fora, Minas Gerais.

Uma das principais preocupações do Festival é em relação à formação e inclusão do público infantil e juvenil. Dentre nossas principais atividades está a Sessão Escola, que acontece desde 2005, voltada para alunos de escolas municipais, com filmes de temática infantil e votação do melhor curta-metragem eleito pelas crianças.

Ampliando as atividades, desde o ano retrasado realizamos também programas voltados para jovens entre 14 e 18 anos, em parceria com o Centro Educacional de Referência Herval da Cruz Braz e outras escolas e instituições ligadas à Prefeitura de Juiz de Fora. Além dos filmes, realizamos, pelo terceiro ano consecutivo, as Oficinas Querô (http://www.oficinasquero.org/) em parceria com escolas municipais, voltadas para os jovens.

Outra novidade, surgida ano também no ano retrasado, é o júri jovem, composto por jovens universitários da cidade. Selecionados por seus professores, esses jovens escolhem o melhor curta-metragem da Mostra Competitiva Nacional segundo seus próprios critérios.

Também preocupados com a utilização do cinema como instrumento educacional, já realizamos duas vezes a oficina Pedagogia da Imagem, em parceria com o Cineduc, do Rio de Janeiro, voltada para a capacitação de professores no uso do audiovisual em sala de aula.

O Festival realiza também há quatro anos, sessões em Benfica e tem plano de ampliar as exibições nos bairros periféricos de Juiz de Fora.

Além da exibição de filmes, o Festival realiza também diversas outras oficinas também gratuitas e abertas à população local e emprega temporariamente jovens universitários, contribuindo para sua formação.

 

© Copyright 2015 | Primeiro Plano