INSCRIÇÕES ABERTAS – OFICINAS PRIMEIRO PLANO 2022

INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 18 DE NOVEMBRO:

FAÇA AQUI SUA INSCRIÇÃO

Confira as oficinas desse ano:

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO

Renan Barbosa Brandão

Horário:
21/11 14h às 18h
22/11 e 23/11 9h às 13h

Local: Escola de Artes Pró-Música UFJF

Aula 01

21/11 – 14h as 18h (Segunda-Feira)

O que é um assistente de direção? Introdução ao Departamento de Assistência de Direção e funções específicas do 1º Ass Direção /2º Ass Direção /3º Ass Direção /Estagiário. Principais documentos para uma produção e suas relações com a Assistência de Direção e introdução a Análise Técnica.
Filme em aula: “Noite Americana”, Cenas de Making Ofs com Assistentes de direção no Set e curta “Camera” de David Cronemberg.

Aula 02

22/11 – 09h30 as 13h30 (Terça-Feira)

Principais documentos do departamento: O que é a Análise Técnica? qual sua função em uma produção e como é feita.

Aula 03

23/11 – 09h30 as 13h30 (Quarta-Feira)

Principais documentos do departamento: O que é um Plano de Filmagem ? qual sua função em uma produção e como é feito

Renan Barbosa Brandão é sócio fundador da produtora Baraúna. Realizou 5 curtas-metragens, com mais de 180 seleções em festivais e 50 prêmios, como o de melhor direção no 45º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e 3 kikitos no 50º Festival de Cinema de Gramado. Diretor Assistente no longa “A Morte Habita a Noite” (Selecionado para 49º Festival de Rotterdam) Assistente de direção em mais de 30 filmes, entre eles Tropa de Elite II (José Padilha – 2009) “Big Jato” (Cláudio Assis – 2015) “Rio da Dúvida”(Joel Pizzini), fazendo assistência de direção em séries como Preamar (HBO) e Reality Z (Netflix) além de programas de tv como “Que História é Essa Pochat?”, “A Vila” e “Tempero de Família”. Desenvolve seu primeiro longa-metragem, vencedor do Núcleos Criativos FSA 2018.

 

CAPTAÇÃO E EDIÇÃO DE SOM PARA DIÁLOGOS

André Medeiros

22/11 a 24/11, de 9h às 13h

Vagas: 15

Local: Escola de Artes Pró-Música UFJF

A oficina terá 3 encontros de cerca de 4 horas e será voltada para pessoas com qualquer nível de experiência em audiovisual, especialmente iniciantes, com interesse em conhecer alguns procedimentos específicos da captação e edição de cenas de diálogo em cinema de ficção.

No primeiro encontro faremos uma roda de conversa sobre cinema, áudio e o objetivo da oficina. Serão apresentadas algumas cenas e material em vídeo para gerar discussão.

No segundo dia será gravada uma cena de diálogo entre dois atores (voluntários entre os inscritos ou convidados previamente), na qual os participantes da oficina vão operar o equipamento de som. Esta cena simples será montada depois da aula para que, no terceiro dia, o áudio seja tratado pelo instrutor com acompanhamento dos participantes.

O objetivo não é esgotar o assunto ou treinar os participantes profissionalmente, mas fornecer um contato direto com o tema, tanto em análise teórica quanto no fazer prático.

André Medeiros, 33 anos, natural de Juiz de Fora. Estudou Artes na UFJF e há 10 anos trabalha com áudio em filmes, comerciais e música.

FAZENDO VIDEOS NO MEU TELEFONE

Rodrigo Carneiro
Terça 22/11 a quinta 24/11, de 9h às 13h
Vagas: 15
Local: Escola de Artes Pró-Música UFJF

O objetivo da oficina é apresentar o telefone celular como ferramenta de captação de imagens e edição de vídeo, mostrando que somente usando o celular podemos produzir um vídeo com toda a qualidade necessária. Na oficina iremos aprender a editar utilizando o software livre “iMovie”, cujo mesmos princípios podem ser explorados em outros aplicativos. O objetivo é que os alunos gravem e editem seus próprios vídeos durante a oficina, que é totalmente focada na prática. Além da parte prática os alunos também terão toda uma orientação sobre a narrativa que estão construindo na produção de seus conteúdos.

Rodrigo Carneiro é Licenciado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto.. Estudou Edição na Escuela Internacional de cine y Televisión de San Antonio de los Baños – EICTV/CUBA. Foi pesquisador convidado do departamento de Cinema da Faculty of Fine Arts da Concordia University – Montreal. Editou diversos curtas e longas-metragem premiados em diversos festivais.
OBS: é importante que os alunos possuam memória em seu telefone para poderem gravar material e editar.

ESCRITA PARA SÉRIES DE FICÇÃO
Alice Marcone

Vagas: 24 ou 28 alunos

Data: 24/11 a 26/11, de 9h às 13h

Local: Escola de Artes Pró-Música UFJF

Método: Durante os três encontros, as aulas serão divididas em 2h de apresentação teórica, 1h30 de atividade prática, 30min de compartilhamento e discussão geral após a atividade. As atividades serão feitas em grupos de 4 alunos.

Objetivo: Apresentar e colocar em prática conceitos fundamentais para o desenvolvimento de uma série de ficção.

AULA 1: Estrutura Narrativa
Partindo de conceitos fundamentais sobre campos narrativos e de diferentes tipos de séries contemporâneas, iremos provocar os alunos nos primeiros passos e decisões conceituais para a estruturação de uma série. Depois da exposição, os alunos serão instigados a começar a desenvolver um projeto de série a partir de notícias de jornal, em grupos de 4 alunos.

AULA 2: Personagens
Partindo de conceitos fundamentais para a construção da personagem, os alunos, divididos nos mesmos grupos da aula anterior irão desenvolver as fichas das personagens de suas séries, focando nos protagonistas.

AULA 3: Logline, tema, universo, gênero, tom, público-alvo
Serão apresentados conceitos chave para a elaboração de uma bíblia de venda. Depois da apresentação teórica sobre esses conceitos, os alunos deverão seguir desenvolvendo seus projetos de séries.

Alice Marcone roteirizou as séries “Manhãs de Setembro” para a Amazon Prime Video, “De Volta aos 15” para a Netflix, “Noturnos” para o Canal Brasil e foi colaboradora de roteiro de “Todxs Nós” da HBO. Atuou nas três últimas séries citadas e foi atriz protagonista dos curta-metragens premiados “Bonde” e “Chão de Fábrica”. Apresentou e roteirizou o reality show “Born to Fashion”, no canal E! Entertainment. Lançou os singles “Pistoleira” e “Noite Quente”, como cantora. Compôs também trilha sonora original da série “Toda Forma de Amor”. Foi premiada pela ABRA como “Roteirista do Ano” em 2021 e também foi jurada na semifinal do Emmy Internacional em 2022.

 

OFICINA DE NARRAÇÃO – ACESSIBILIZAÇÃO DE FILMES PARA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

23/11 e 24/11, de 8h às 11h
Local : CAEE (Centro de Atendimento de Educação Especializada) e Estúdio Poty
Vagas: 12
Ementa: Recursos de acessibilidade comunicacional para inclusão de pessoas com deficiência visual em projetos audiovisuais; a importância da voz; o que é audiodescrição; a narração e a leitura de legendas – voice over. Percepção e técnicas vocais básicas, gravação e edição de vozes. Terá exibição do curta Sob a sombra da palmeira, de Tomyo Ito, com audiodescrição.

Patrícia Almeida é mestranda em Cinema e Audiovisual – Programa de Pós- Graduação em Artes, Cultura e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Especialista em Audiodescrição pelo NGime; Pós-graduada em Arte, Cultura e Educação – Instituto de Artes e Design e Bacharel em Rádio e TV – Faculdade de Comunicação.
Consultores colaboradores: Girleia Jardim, Jairo Jardim e Fludualdo de Paula.