Oficinas

Em sua 14ª edição, o Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades oferecerá gratuitamente oficinas de Assistência de Direção, Roteiro, Documentário e de Audiodescrição de Curtas-Metragens. Além disso, uma oficina destinada a jovens trabalhará aspectos teóricos e práticos da linguagem cinematográfica com este público que está em formação.

As oficinas acontecerão na Casa de Cultura (Av. Rio Branco, nº 3.372) e são destinadas a estudantes e profissionais da área de comunicação, cinema e artes, amantes da sétima arte ou pessoas interessadas em aprender um pouco mais sobre esta área.

 

Oficina de Assistência de Direção, com Marcelo Caetano

Quinta, 29 a sábado, 31
9h às 13h
Vagas: 20
Local: Casa de Cultura

O Curso terá 12 horas-aula e vai trazer para discussão e estudo a atuação do Assistente de Direção em algumas etapas do filme: leitura de roteiro, casting, elaboração do plano de filmagem, análise técnica, pesquisa de locações, decupagem, ensaios, dinâmica de set, ordens do dia, relações entre departamentos, direção de figuração. A partir de discussões, exemplos e experiências práticas, serão discutidas as funções clássicas do assistente de direção, e também serão apresentadas as mudanças que vem ocorrendo em direção a processos de trabalho mais coletivos e horizontais.

Marcelo Caetano (Belo Horizonte / 1982) dirigiu os curtas A Tal Guerreira (2008), Bailão (2009), Na sua companhia (2011) e Verona (2013). Foi assistente de direção dos filmes “Tatuagem” de Hilton Lacerda, “Boi Neon” de Gabriel Mascaro, “Depois da Chuva” de Claudio Marques e Marilia Hughes, “Filmefobia” de Kiko Goifman, entre outros. Trabalhou como produtor de elenco dos filmes “Permanência” de Leo Lacca e “Aquarius” de Kleber Mendonça Filho, em finalização. No momento, prepara seu primeiro longa-metragem “Corpo Elétrico”

Oficina de Roteiro, com Rodrigo de Oliveira

Terça, 27 a Sexta, 30
8h às 12h
Vagas: 15
Local: Casa de Cultura

O curso pretende oferecer ao aluno uma perspectiva geral da função do roteirista no processo de realização de uma obra audiovisual, bem como apresentar noções introdutórias relacionadas ao processo de criação e estruturação do roteiro de ficção através de atividades teóricas e práticas. Ao longo da oficina, o aluno conhecerá as noções essenciais para a estruturação do roteiro a partir de exercícios práticos diários que tocarão nas diversas etapas de seu desenvolvimento: sinopse, descrição de personagem, argumento, justificativa e roteiro final. O objetivo central é que cada aluno estruture um projeto pessoal de roteiro de curta-metragem a ser desenvolvido na duração do curso. Alunos que já tenham projetos de roteiro de curta-metragem escritos ou concebidos são incentivados a trazê-los para as aulas, e os alunos que ainda não os têm elaborarão e escreverão seus roteiros no correr do curso.

Rodrigo de Oliveira é roteirista e cineasta, formado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense. É co-roteirista de Exilados do Vulcão, de Paula Gaitán, prêmio de Melhor Filme no Festival de Brasília 2013. Em 2012, Rodrigo escreveu e co-dirigiu seu primeiro longa de ficção, As Horas Vulgares; Teobaldo Morto, Romeu Exilado, seu segundo longa-metragem, participou do 14º Foro de Coproducción do Festival de Huelva. Ambos os filmes estrearam em competição na Mostra de Cinema de Tiradentes. Atualmente, Rodrigo se prepara para lançar seu primeiro curta-metragem,Eclipse Solar, previsto para 2016, e desenvolve o roteiro do longa-metragem de ficçãoFuga em Ré Menor, em parceria com Luiz Pretti.

Oficina de Documentário, com Leo Ayres

Terca, 27 a Quinta, 29
9h-12h e 13h-16h
Vagas: 18
Local: Casa de Cultura

Oficina prático-teórica que proporciona aos alunos uma introdução ao Documentário em suas diferentes vertentes e linguagens e às ferramentas para a construção narrativa e estética de documentários.

Leo Ayres é graduado em Jornalismo, Mestre em Artes pela UFMG e especialista em Direção de Cinema e TV pela Escuela Internacional de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba. Trabalhou como assistente de direção e na equipe de produção de diversos programas de televisão, documentários, curtas e longas­ metragens. Como diretor, realizou os premiados curtas-metragens “A Entrega”, “O Milagre do Bar”, “Bar da Estação” e “Los Blanco”, além do documentário em longa-metragem “Cidade Dual”. Em 2011, Leo Ayres foi Diretor de Fomento à Produção Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais e membro da Comissão de Seleção da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. A partir de 2012, passou a atuar como professor de pós-graduação em duas instituições: Centro Universitário UNA e Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH, e passou a ministrar oficinas em ONGs e projetos culturais e sociais. Em 2014, foi membro da Comissão de Seleção do 1º Prêmio BDMG Cultural –FCS de Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento. Atualmente, é sócio da produtora Tempero Filmes; coordenador do curso de pós-­graduação “Produção Audiovisual: Documentário”, do Centro Universitário UNA, e professor das disciplinas “Narrativa Documental” e “Indústria Audiovisual”.

Oficina para Jovens, com Igor Amin e Luiza Therezo

Terça, 27 a sexta, 30
13h às 17h

Oficina destinada a jovens que trabalhará aspectos teóricos e práticos da linguagem cinematográfica com este público que está em formação.

Igor Amin é artista multimídia, educador audiovisual e gestor sociocultural. Seus trabalhos artísticos são focados em cinema, educação e novas mídias. Dirigiu mais de 30 vídeos de micro-duração exibidos em festivais nacionais e internacionais de cinema. Sócio-diretor da Cocriativa Conteúdos Audiovisuais, viabiliza estudos e negócios em Audiovisual, Transmídia e Economia Criativa.

Luiza Therezo. De Belo Horizonte, Minas Gerais, formada na Puc Minas. Participa do Projeto Cinema de Rua BH, um site interativo resultado de uma pesquisa sobre a trajetória das salas de cinema de rua de Belo Horizonte.

Audiodescrição de curtas-metragens, com Patrícia Almeida e Kelly Scoralick

Quinta, 29 e sexta, dia 30
9h às 12h
Vagas: 30
Local: Casa de Cultura da UFJF

O que é audiodescrição e histórico. Audiodescrição e cinema. A linguagem cinematográfica e o roteiro de AD. Produção e locuções audiodescritivas para cinema.

Patrícia Almeida: Graduada em Comunicação Social pela (UFJF), com habilitação em Rádio e Televisão. Especialista em Arte, Cultura e Educação pelo Instituto de Artes e Design/UFJF e Especialista em Audiodescrição pela Faculdade de Educação Física e Desportos/UFJF. Coordenadora da Sessão Escola do Primeiro Plano, autora do livro Vendo Pão & Água (poemas e canções) e microempreendedora da marca Desnudez Declamada.

Kelly Scoralick: Editora, repórter e produtora. Atualmente professora substituta na Universidade Federal de Viçosa/ MG. Doutoranda em Comunicação pela UFRJ. Especialista em Audiodescrição pela UFJF (2015). Mestre em Comunicação pela UFJF (2011). Especialista em Mídia e Deficiência pela UFJF (2004). Graduada em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social UFJF (2003). Pesquisas em comunicação para cidadania, inclusão, pessoas com deficiência.