Começam oficinas PP 2015

Rodrigo propõe uma atividade de descrição de imagens distanciadas da influência do criador sobre o tema

Rodrigo propõe uma atividade de descrição de imagens distanciadas da influência sentimental do autor sobre o tema

Manhã de terça-feira, uma sala de aula com todas as cadeiras ocupadas. Os olhos dos presentes estão atentamente voltados para a exibição de um curta-metragem. Poderia ser esta a ambientação de um filme, mas é o cenário da Oficina de Roteiro, ministrada por Rodrigo de Oliveira. O curta exibido mostra o cineasta francês Godard falando sobre a dificuldade de criar um filme sobre algo específico no atual cenário em que tudo já foi gravado.  Sair deste lugar comum é o que pretende o curso, que possui carga horária de 16 horas.

Formado em cinema pela Universidade Federal Fluminese, Rodrigo é co-roteirista de Exilados do Vulcão, escreveu e co-dirigiu o primeiro longa de sua carreira, As Horas Vulgares (2012), e se prepara para lançar seu primeiro curta-metragem, Eclipse Solar. No curso pretende apresentar o funcionamento do processo de criação e estruturação do roteiro de ficção por meio de atividades teóricas e práticas, passando pelas fases de sinopse, descrição de personagens, argumento, justificativa e roteiro final.

Leo Ayres apresenta os subgêneros de documentário propostos por Bill Nichols

Leo Ayres apresenta os subgêneros de documentário propostos por Bill Nichols

Na manhã de hoje também teve início a Oficina de Documentário, ministrada pelo professor Leo Ayres. Em um primeiro momento, os alunos foram apresentados às diferentes linguagens e características de produções documentais, além de assistirem a exemplos de cada tipo de ferramenta que constrói a narrativa.

Com ampla experiência no cinema e na TV, Leo dirigiu os premiados curtas-metragens A Entrega, O Milagre do Bar, Bar da Estação e Los Blanco, além do documentário em longa-metragem Cidade Dual.

As duas oficinas pretendem extrapolar os limites da sala de aula. O objetivo central de Rodrigo de Oliveira é que cada um dos alunos estruture um projeto pessoal de roteiro de curta-metragem ao longo desta semana, que pode ser elaborado no decorrer do curso ou pré-concebido pelo aluno. Já na Oficina de Documentário, Leo Ayres partirá para a prática, dividindo a turma em dois grupos para estruturar a idéia central, a gravação e a montagem de uma produção documental.

Ao longo desta semana, o Primeiro Plano ainda oferece mais três oficinas gratuitas: Assistência de Direção, Audiodescrição de Curtas-metragens e a Oficina Para Jovens, que trabalhará aspectos teóricos e práticos da linguagem cinematográfica com este público em formação.