14ª Edição

A cada ano que passa, quando mais uma edição do Primeiro Plano se concretiza, sentimos que pode ser a última, pois o cenário para os Festivais de Cinema, de pequeno porte sobretudo, no Brasil, está se desenhando cada vez mais difícil.

Curiosamente na contra-corrente da produção audiovisual, que vem crescendo exponencialmente , os Festivais de cinema vem caindo um a um. Festivais antigos e importantes, responsáveis pelo lançamento e descoberta de nomes importantes do nosso Audiovisual estão deixando de acontecer ou pulando edições.

Um misto de mundo em transformação, diversas crises, falta de política pública, desinteresse da iniciativa privada pelo setor, entre diversos outros fatores, colaboram para esse quadro triste.

Mas nós não podemos reclamar, pois este ano, pela primeira vez, damos as boas vindas a um parceiro que ainda é o combustível do nosso cinema.  Que a Petrobras entre para ficar. Claro, amparados pelo Governo de Minas Gerais, nossas parcerias de sempre, a Prefeitura de Juiz de fora e a TV Integração e o apoio de diversos políticos da cidade, que reconhecem a importância de nosso Festival e lutam como podem para nos ajudar.

Como o foco de resistência que somos, trazemos na Mostra Competitiva Mercocidades diversos curtas com uma imensa gama de propostas narrativas e estéticas, abrangendo diversos estados do país e três outros países da América do Sul.

Da mesma forma, os longas oferecem diferentes visões dos diretores que estão começando, seja no Brasil ou no Chile.

A sempre crescente, em número e qualidade, Mostra Competitiva Regional  cada vez trazendo filmes mais surpreendentes em relação a temas e linguagens.

Fechando a programação de filmes, a velha-guarda de Juiz de Fora novamente dá as caras na Mostra Audiovisual de juiz de Fora.

Como Festival não é só exibição, mas também formação e discussão, teremos os tradicionais debates dos curtas e cinco incríveis Oficinas para quem quiser se embrenhar pelos caminhos do audiovisual.

O grande problema é que somos teimosos e terão que se esforçar mais para não continuarmos com o trabalho que tanto acreditamos.

Até 2016, mais fortes e melhores sempre!

A Equipe